Saint Pierre Claver nasceu em Verdu, na Catalunha, Espanha, em 1580, de pais pobres de famílias antigas e distintas. Ele estudou no Colégio dos Jesuítas de Barcelona, entrou no noviciado dos Jesuítas em Tarragona em 1602 e fez seus votos perpétuos em 8 de agosto de 1604. Enquanto estudava filosofia em Maiorca, o jovem religioso foi influenciado por São Afonso Rodrigues para ir às Índias e salvar “milhões dessas almas que perecem”.
Em 1610, o Santo desembarcou em Cartagena (atual Colômbia), principal mercado de escravos do Novo Mundo, para onde eram trazidos mil escravos a cada mês. Após sua ordenação em 1616, ele se dedicou ao serviço dos escravos negros, obra que durou trinta e três anos. Ele trabalhou incansavelmente pela salvação dos escravos e pela abolição do tráfico de escravos, e o amor que ele lhes dedicou transcendeu a ordem natural.
Ao subir a bordo dos navios negreiros enquanto entravam no porto, São Pedro cuidava dos doentes e moribundos e instruía os escravos por meio de catequistas negros, antes de administrar os sacramentos. Graças aos seus esforços, trezentas mil almas entraram na Igreja. Além disso, ele não perdia de vista seus convertidos quando deixavam os navios, mas os seguia até as plantações para onde eram enviados, os encorajava a viver como cristãos e persuadia seus senhores a tratá-los com humanidade. Ele morreu em 1654 e foi canonizado em 1888 pelo Papa Leão XIII.
ORAÇÃO: Deus de misericórdia e amor, tu ofereces a todos os povos a dignidade de compartilhar tua vida. Pelo exemplo e pelas orações de São Pedro Claver, fortalecei-nos para vencer todos os ódios raciais e para nos amarmos uns aos outros como irmãos e irmãs. Amém.

Leave a Reply